Mitos ou Verdades

Mitos ou Verdades #As mulheres só vestem saias compridas

May 26, 2021 Beira Serra - Associação de Desenvolvimento
Mitos ou Verdades
Mitos ou Verdades #As mulheres só vestem saias compridas
Show Notes

"As mulheres só vestem saias compridas"

O vestuário das mulheres ciganas varia consoante o estado civil, ou seja consoante a fase em que se encontra na vida.

Muitas das regras que  antigamente existiam acerca da sua forma de vestir, atualmente  já não é bem assim. Passaram a ser mais flexíveis e  adaptaram-se à cultura do país. 

As meninas mais ou menos até aos 14 anos podem vestir roupas mais reduzidas, como saias e calções curtos, tops mais decotados. Contudo ainda existem famílias mais tradicionais que não permitem esse tipo de roupa e as suas filhas vestem roupas que tapam mais o corpo.

Por norma uma menina cigana casa por volta dos 16 anos. Até essa idade ainda é permitido que as elas vistam roupas que possam evidenciar mais as suas formas femininas, para chamarem a atenção dos rapazes, que poderão ser os seus futuros maridos. 

A partir do momento em que se casa tudo muda. 

A partir daí já não têm que chamar a atenção de ninguém. 

Assim que uma menina casa, quem passa a decidir a forma como ela se veste é o seu marido.

Segundo a tradição cigana, as mulheres passam a vestir saias compridas e atualmente também é aceite pelo joelho, as mulheres deixam de vestir calças. Vestem de forma a que os seus corpos não sejam expostos. 

Caso o marido não exija nenhuma alteração na sua forma de vestir, com a autorização dele poderá vestir-se como se vestia quando era solteira.