Mitos ou Verdades

Mitos ou Verdades #Os ciganos deviam trabalhar como todos as outras pessoas

May 11, 2021 Beira Serra - Associação de Desenvolvimento Season 1 Episode 32
Mitos ou Verdades
Mitos ou Verdades #Os ciganos deviam trabalhar como todos as outras pessoas
Show Notes

"Os ciganos deviam trabalhar como todos as outras pessoas"

Como já vimo anteriormente a Comunidade Cigana trabalha com qualquer outra pessoa, a sua principal atividade são as feiras.  Segundo dados estatísticos, sabe-se que 76% das pessoas ciganas sofreram de descriminação na procura por emprego nos últimos 5 anos.

Muitas das vezes também não existem trabalhos para as qualificações que são apresentadas. Segundo um estudo sobre as comunidades ciganas, afirma que em 37 mil ciganos, 91,3 % não têm o 3º ciclo. É uma grande maioria, o que dificulta a integração das pessoas ciganas no mercado de trabalho.  

A Agência para os Direitos Fundamentais da União Europeia relativos a Portugal  revela que: 52 % dos/as jovens , ciganos/as, entre os 16 e os 24 anos, não trabalhavam, não estudavam e não estavam em formação (67 % de mulheres e 36 % de homens); a taxa de trabalho remunerado das mulheres e homens ciganos, entre os 20 e os 64 anos (incluindo atividades por conta própria e trabalho ocasional ou trabalho) nas últimas quatro semanas, era de 35 %; e 76 % das pessoas ciganas, com 16 e mais anos, declararam ter sido discriminadas por serem ciganas quando procuraram emprego, nos últimos cinco anos.