Mitos ou Verdades

Mitos ou Verdades #Os ciganos tem uma bandeira e um hino?

April 12, 2021 Beira Serra - Associação de Desenvolvimento Season 1 Episode 31
Mitos ou Verdades
Mitos ou Verdades #Os ciganos tem uma bandeira e um hino?
Show Notes

"Os ciganos tem uma bandeira e um hino?"
 

Djelem Djelem é o Hino do Povo Cigano, oficializado no Primeiro Congresso Mundial Cigano, celebrado em Londres a 8 de abril de 1971.

 Existem várias teorias acerca da origem desta melodia, mas todas lhe atribuem uma origem popular. A letra faz referência à condição itinerante do povo cigano e refere a legião negra, numa alusão às SS alemãs e que participaram no genocídio do povo cigano durante a Segunda Guerra Mundial. 

A primeira vez que foi tocada foi nos anos 40 pelo músico búlgaro Milan Aivazov que dizia que tinha escutado da sua avó esta melodia. Segundo esta versão o cigano búlgaro apenas se lembrava da música e do título mas tinha se esquecido da letra.

Outras versões dizem que é originária da Roménia e que popularizou nos espetáculos de variedades parisienses nos anos 20 e 30. Sabe-se ainda que nos anos 60 era já uma melodia muito popular e com muitas versões entre os ciganos da Sérvia. 

Jarko Jovanovic, músico cigano jugoslavo elaborou a versão definitiva, durante o Primeiro Congresso Cigano realizado em 1971 .

Paco Suarez, músico espanhol cigano, conhecido compositor, em 1992 apresentou a sua criação pessoal do hino,  foi o primeiro músico espanhol a fazer uma interpretação de Djelem Djelem, com a voz da sua mulher, Ana Montano, tendo celebrizado o hino cigano em muitos momentos de comoção para todos e sobretudo para a comunidade cigana. Paco Suarez refere que pela sua caracterização melódica, esta interpretação transmite toda a tristeza, a amargura, e impotência perante a perseguição que o povo cigano sofreu ao longo dos séculos e sobretudo durante a segunda Grande Guerra.

Outro dos símbolos convencionados em 1971 foi a bandeira do povo cigano, composta por duas bandas horizontalmente dispostas de azul em cima e verde em baixo representando os céus e a terra.

No centro da bandeira, figura uma roda vermelha, que representa a herança indo-ariana do povo cigano.