Mitos ou Verdades

Mitos ou Verdades

June 24, 2023 Beira Serra - Associação de Desenvolvimento Season 2 Episode 1
Mitos ou Verdades
Mitos ou Verdades
Show Notes

Os ciganos vivem todos de subsidio do Estado.
Pois claro, os ciganos vivem do estado e comem marisco todos os dias.

Vamos desconstruir esta ideia!

“É falsa a ideia de que os ciganos sobrevivem à conta de prestações sociais, uma percentagem grande trabalha, só que muitas vezes não se trata de trabalho no mercado formal, com um contrato ou um salário”, muitas vezes o rendimento da venda ambulante é a sua principal actividade económica, como explica  a  Professora Manuela Mendes, que coordenou o último estudo acerca das Comunidades Ciganas em Portugal. 

Apenas 3,8% dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) são ciganos, é uma margem insignificante perante toda a sociedade maioritária [de] 96,2%". 

A venda ambulante e o trabalho como feirantes foi durante muitos anos a atividade principal de muitas das famílias ciganas, sendo que há regiões nas quais existe uma predominância de outras atividades, como o artesanato e sobretudo a cestaria. 

As comunidades ciganas têm ao longo dos anos dado provas da sua capacidade de adaptação e mais recentemente verifica-se que existe uma adaptação ao mercado de trabalho, e  nada melhor do que constatar dados para tirar todas as nossas dúvidas! Falamos de factos e não de uma mera opinião.